Sua Barriga Incha com frequência ?

• 07/04/2019

Com frequência atendo pacientes com sintomas associados à disbiose (flatulência, enjoos, desconforto abdominal, dores decabeça, prisão de ventre, diarréia, queda de cabelo, irritabilidade e fadiga). Muitos até acostumados a viver com tais condições, que acreditam que nunca irão melhorar.

▶️ E o pior, é que a maioria dos médicos não sabe nem o que é isso e acham que disbiose acontece só quando comemos um alimento contaminado e desenvolvemos um desequilíbrio transitório da microbiota.

👉🏻 Primeiramente vamos entender o que é DISBIOSE. É um desequilíbrio da microbiota intestinal em quantidade e/ou qualidade microbiana. Em outras palavras, a poucas bactérias boas e muitas bactérias ruins. Isso acontece por várias razões, tais como: estresse, má alimentação, uso de drogas que diminuem a acidez gástrica (tipo os omeprazois da vida), anticoncepcionais, antibióticos, outras medicações, intolerâncias alimentares, agrotóxicos. Ou seja, tudo que é constante no estilo de vida atual. Esse desequilíbrio causa aumento na produção de gases, refluxo, alternâncias inesperadas das evacuações. Sem falar nos sintomas extra-intestinais: distúrbios do humor, doenças autoimunes, alergias…. E aí? Tem cura? 🤷🏻‍♀ Guardem uma coisa:

▶️ DISBIOSE NÃO É UMA DOENÇA.

É uma condição. 🔚 O intestino é como um jardim invadido por ervas daninhas, que precisa ser limpo, receber nutrientes adequados, para ser semeado. Isso não quer dizer que as ervas daninhas nunca mais voltarão? Certo?
Claro que não!
Qualquer momento de instabilidade pode desequilibrar a microbiota e os sintomas aparecerão novamente. Mas, sem pânico! Pois, quem vive de forma saudável, física e emocionalmente, consegue evitar que esses episódios tirem sua paz.

• Tags