Melatonina pode Ajudar a Emagrecer e Ganhar Músculos?

  • 04/08/2019

A melatonina é um hormônio endógeno que regula o ciclo natural de sono. É considerado um auxílio natural para dormir.

A melatonina é produzida naturalmente pelo nosso organismo, porem suas taxas podem ser afetadas negativamente com o consumo de cafeína, álcool, tabaco, altos níveis de estresse e trabalho noturno. Em alguns casos, a suplementação de melatonina pode ajudar na normalização dos seus níveis saudáveis e com isso, melhorar a qualidade do sono, tornando-o mais reparador.

Dessa forma, para te ajudar a entender um pouco mais sobre esse assunto, preparei o artigo de hoje recheado de informações úteis. Continue acompanhando comigo.

sono profundo


O que é melatonina?

A melatonina é um hormônio sintetizado de forma natural por nosso organismo. É produzido pela glândula pineal no cérebro, mas também pode ser encontrado em outras áreas do corpo.

Como você deve saber, a melatonina é comumente chamada de “hormônio do sono”, isso se deve ao fato, de que o seu nível presente no corpo, influência diretamente a qualidade do nosso sono.

Dessa forma, podemos dizer que a melatonina é uma santa ajuda para quem está em busca de um sono reparador e saudável.

A luz do dia retarda a formação de melatonina indutora do sono. No entanto, este efeito depende da intensidade da irradiação. No inverno, quando a luz do sol é bastante fraca e a noite chega mais  cedo, o nível de melatonina permanece elevado também durante o dia.

Da mesma forma, a iluminação artificial, por exemplo, no contexto de trabalho noturno e trabalho por turnos, pode retardar a produção noturna de melatonina.

Num ritmo circadiano natural com um período de sono após o início da escuridão, o nível de melatonina no corpo atinge o seu máximo por volta das 3 horas da manhã. A melatonina é favorecida pela escuridão no quarto e por temperaturas entre 15 e 20 graus.

sono tranquilo


Os efeitos da melatonina no corpo

Segundo um estudo, vários benefícios que a melatonina traz para a saúde resultam de suas propriedades antioxidantes, tanto diretas quanto indiretas.

Além de seu efeito indutor do sono, a melatonina tem um poderoso efeito antioxidante no corpo humano. Ela neutraliza os radicais livres de oxigênio e compostos de nitrogênio que causam estresse oxidativo e danos celulares no corpo.

Como já citei, a melatonina é o hormônio do sono. Enquanto dormimos, o corpo pode se recuperar de um dia agitado e se regenerar.

Os
músculos relaxam e são mais bem supridos de sangue, o que é especialmente
importante para os músculos dos atletas e para as pessoas que querem ganhar
massa muscular.

Em
conjunto com a liberação de hormônios, que é liberada durante uma boa noite de
sono, músculos e células são estimulados com nutrientes e estímulos
importantes. O corpo começa um processo de cura e crescimento.

Através
dos processos que ocorrem, seremos fisicamente e mentalmente regenerados e
nosso sistema imunológico será fortalecido.

Além disso, uma boa noite de sono, impede que o corpo armazene gordura corporal, além de otimizar o metabolismo, ajudando as pessoas que desejam perder peso.

sono na sala


Dicas para otimizar a
produção natural de melatonina

Nenhuma atividade com luz à noite

Limite o trabalho do computador para o dia. Se você limitar o uso da TV, computador, tablet ou smartphone à noite, seus níveis de melatonina serão maiores.

Sem cafeína

Reduza bebidas com cafeína ou limite-as à parte da manhã se quiser aumentar seus níveis de melatonina. Isso porque a cafeína tem um efeito extremamente negativo na quantidade e na qualidade do sono.

Sem álcool e sem cigarros

Você deve parar de beber álcool se quiser aumentar seus níveis de melatonina. Também não fume ou tome outras drogas estimulantes. Se você não quer parar de fumar, pelo menos evite o fumo 4 horas antes de dormir

Tenha luz durante o dia

Se você se expor à luz do sol ou à outra luz durante o dia, seu ciclo de sono-vigília terá os impulsos corretos. Isso porque, seu cérebro conseguirá distinguir melhor a escuridão e produzirá melatonina nos momentos certos.

A última terapia do sono


Melatonina como suplemento dietético

No Brasil, os suplementos com melatonina são aprovados para a comercialização. Eles são usados para diversos efeitos, sendo os mais comuns envolvem:

  • Lutar contra o sono ruim
  • Retardar o envelhecimento celular
  • Usado contra o câncer e as doenças cardiovasculares.

Contudo, apesar de seus benefícios, a melatonina pode ter alguns efeitos colaterais indesejados, sendo os mais comuns: dores de cabeça, nas costas e nas articulações.

Gostou de saber mais sobre a melatonina?

Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você.

Comments

comments

  • Tags

Comentários