4 Dicas para Combater a Celulite

comparação de um bumbum com celulite e sem celulite

celulite é uma condição que atinge, pelo menos, 8 em cada 10 mulheres, e é chamada cientificamente de Lipodistrofia Ginóide. Apesar do nome estranho, sua origem se dá pelo simples acúmulo de gordura corporal, excesso de retenção de água e de toxinas. Embora seja algo comum, a maioria das mulheres sentem vergonha da celulite, e deixam até de usar saias e shorts mais curtos, vestir um biquini na praia, para esconder os furinhos indesejados. Se identificou? A boa notícia é que é possível amenizar o aspecto da celulite na pele e até mesmo acabar com ela fazendo apenas algumas mudanças simples no nosso dia a dia. Então se liga, pois nesse post vou ensinar como combater a celulite e acabar com a vergonha causada por ela.

Como surge a celulite?

O nosso corpo possui dois tipos de gorduras: marrons e brancas.

A gordura marrom é o nosso tecido original, que desenvolvemos até por volta dos 8 anos de idade. Sua função é armazenar e fornecer energia para o corpo quando necessário.

A gordura branca também é uma gordura de reserva, porém, mais inflamatória, que com facilidade acumula gordura quando há um superávit (ingerimos mais calorias do que gastamos) ou quando existe algum tipo de inflamação, que pode ser gerada por diversos fatores, como por exemplo: sono inadequado, muito estresse, doenças, alimentação de baixa qualidade, álcool, fumo, etc.

Então, fica claro que, quando existe um foco de INFLAMAÇÃO e/ou uma DIETA HIPERCALÓRICA, começamos a inflamar e a aumentar o volume do nosso tecido gorduroso branco, e com isso, facilitamos o surgimento ou agravamento da CELULITE.

Para combater a celulite siga essas 4 dicas da Nutri:

DICA 1 – Não use anticoncepcional hormonal oral

não use anticoncepcional

Um dos principais fatores para combater a celulite é abolir da sua vida a pílula anticoncepcional oral. Entre outros malefícios, o anti causa alterações fisiológicas, que modificam o equilíbrio do corpo feminino.

Isso contribui para a formação da celulite, pois, ao contrário do que imaginamos, o hormônio ESTRADIOL protege o corpo da mulher contra a inflamação.

O anticoncepcional aumenta a proporção de ESTRONA e/ou PROGESTINA em relação ao ESTRADIOL, promovendo uma diminuição geral dos hormônios femininos, o que facilita a propagação da inflamação e a formação da celulite.

Fale com seu médico e busque outros métodos contraceptivos, como por exemplo o DIU de cobre.

DICA 2 – Elimine o AÇÚCAR da sua rotina alimentar

tipos de açucar

O Açúcar atrapalha a síntese de colágeno, e ao mesmo tempo é um alimento inflamatório.

A síntese baixa de colágeno faz com que a pele perca sua textura e elasticidade natural e, assim, a inflamação entra para dentro das células de gordura (= adipócitos), fazendo com que o quadro permaneça ou até piore.

A pele fica superficial, cada vez mais fina, e cada vez mais suscetível a formar fibroses mais espessa e pronunciada. O que, consequentemente, vai piorando o grau da celulite.

Então minha querida, se você quer combater a celulite, tire o açúcar da sua rotina alimentar.

DICA 3 – Faça Atividade física regular

mulher fazendo um exercicio de agachamento

A contração muscular libera mediadores inflamatórios que combatem a formação da fibrose. Apesar de não conseguir reduz  a fibrose já existente, pelo menos contribui para que a inflamação não se prolongue e aumente o grau da celulite.

A recomendação é se exercitar pelo menos 3x por semana.

Minha Sugestão é combinar um treino com pesos como a musculação com uma atividade aeróbica.

Claro, que o ideal é que você procure um educador físico para adaptar seus treinos ás suas necessidades.

queima extreme

DICA 4 – Priorize o sono

A última terapia do sono. A ciência por traz da insônia

O sono influência diretamente no equilíbrio hormonal e no controle do estresse, e assim, se torna um grande aliado para combater a celulite.

A Recomendação é dormir pelo menos 7h para mulheres sedentárias e para as ativas 8h ou mais.

Lembrando que para ter um sono de qualidade é importante dormir em um ambiente sem luz e barulho.

Gostou das dicas?

Deixe sua mensagem para mim!!

Um forte abraço da nutri.

Gostou? Então você vai amar esses